SOBRE O BLOG

Miscelânea intuitiva de gostos, sonhos, desejos, angústias, paixões e destemperamentos, e,porque não, de ódios, raivas e estresses... Miscelânea é assim: TEM DE TUDO!

Meu Diário de Bordo da solidão, meu painel de idéias e guia de entendimento, tudo misturado com humor, drama, terror, anti-corintianismo, sentimentos e doses homeopáticas de papo sério.

Chega junto, arruma um banquinho, senta aí e vem comigo!

Páginas

terça-feira, 25 de novembro de 2014

O Solteiro de 40 Anos...

E um dia olhei direito a página de amigos do Facebook e percebo uma coisa que estava ali, escancarada, esfregada na minha cara, exposta aos quatro ventos e eu não havia percebido, feito aqueles velhinhos que procuram desesperadamente os óculos pela casa toda e esquecem-se de procurar na testa...

Começou quando uma amiga postou que estava grávida:  dia desses ela entrou no meu blog, meio perdida, depois começou um seu, depois escreveu um livro, depois escreveu outro, depois casou, e agora essa de ter filho! (parabéns, Michele Pupo Brenner!E dessa amiga olhei mais uma, e mais uma, e mais uma, e mais um, e outro, e mais aquele que era comedor e tem uma filha linda com quase 15 anos para fazê-lo pagar por tudo aquilo que fez... E percebi que meus amigos estão casando, alguns até já separando, outros recasando de novo (gente burra!), os filhotes nascendo, alguns desses filhotes casando também e, pasmem, ficando grávidos...

Olho para todos e percebo que eles são daqueles que sabem o que querem e onde estão. E olho para mim e percebo que eu ainda não sei de nada e nem faço a mínima ideia do que terei no almoço!

Estou sentado no sofá de minha sala de TV, que na verdade era um quarto e eu quis por que quis tacar os sofás, a TV e chama-lo de “sala” de TV (coisa chique, benhê!). A tela grande na parede, ligada ao computador me dá um monitor de 42 polegadas que é minha janela para o mundo, lar do meu Facebook, do meu Youtube, do meu Gmail... E logo ao lado do note, vejo uma coleção de panfletos, cardápios de comida delivery que ainda não provei. Os que costumo pedir estão no meu celular, que é meu apêndice cibernético, parte de meu corpo e de minha vida, meu vicio não químico: se roubarem meu iPhone, morro de fome e inanição. Fato.

Ao lado da TV fica minha guitarra, que não aprendi tocar mas fica ali, exposta, como se eu fosse um Slash possível ou um Satriani ainda desconhecido. Quando me pedem pra tocar, digo:


UM DIA DESSES, UM DIA DESSES...

(minha torcida é para que um meteoro atinja a Terra antes desse dia chegar)

Tenho meu X-BOX, que quase não uso mas fica ali, mostrando que se eu precisar, posso liga-lo e dar porrada nos inimigos ou matar meus chefes em minha imaginação.

Saindo da sala de TV damos de cara com uma prateleira, cheia de DVDs, meus queridos... Tudo original, nada de camelô, com mais de 500 filmes clássicos dos clássicos... E nessa mesma prateleira estão meu Iron Man, meu Buzz Lightyear, meu Shrek, meu Pluto, que foi o primeiro brinquedo que ganhei na vida...


Finjo que são decoração, mas quando ninguém olha, acho que eles se mexem...

Na sala propriamente dita, por onde entramos na casa, tenho uma sala de jantar e minha LEGO ROOM: uma mesa enorme onde monto minha cidade Lego e onde estão expostas minhas coleções, diga-se de passagem, meu grande orgulho! E detalhe: SÓ EU TASCO A MÃO!

Algumas pessoas olham torto quando sabem disso, mas minha resposta é simples:

Tem gente que bebe, tem gente que fuma, tem gente que dá a bunda, tem gente que pesca, eu curto Lego!

No meu quarto, em cima da cama, nada de fotos de paisagem: bem no alto da cama, um pôster dos Rolling Stones, que sempre quis e HOJE TENHO! Ah, e acabei esquecendo: na sala de TV, as paredes também são cheias de pôsteres: um do PODEROSO CHEFÃO, outro dos Simpsons, mais um do filme Pulp Fiction, outro, menor, da Harley Davidson...



A geladeira enorme, que eu abro e sinto um vácuo, e onde acabo de ver algumas frutas indo desta para melhor (se decompondo e criando uma nova categoria de bactérias mutantes seria mais apropriado).

(pausa para limpar a geladeira)

Vejo tudo isso e me vejo parte de mim. Minha casa é assim, um misto do que sou e me tornei, minha cara, meu porto seguro, minha carapaça do caranguejo canceriano ascendente escorpião que sou...

E dai, no meio disso tudo, vejo meus amigos casando, tendo filhos, tendo netos, separando, e eu vivendo alheio a isso, tentando me esquecer de que estou a beira dos 40... e tendo de ouvir de vez em vez:

- Quase 40 anos e solteiro?
- Hum... Aí tem coisa!

Convivo rotineiramente com gente me olhando torto, com cara de analista freudiano, tentando me decifrar, afinal, para um mundaréu de pessoas, morar sozinho aos 40 é coisa de nerd, tipo o daquele filme O VIRGEM DE 40 ANOS. 

Como não é esse meu caso, afinal, não sou nerd, sou geek, as pessoas passam, automaticamente, para a segunda hipótese, pois ser solteiro perto dos 40 implica, necessariamente, em esconder um grande segredo (Ó, NA VERDADE, SOU UM HEMAFRODITA TRANCAFIADO NESSE CORPO DE GAROTO!), um pecado pesado (tipo ter comido a cunhada) ou uma doença contagiosa, tipo ebola, febre tifoide ou hemorroidas expostas...

É o que eu chamo de fator "qualé a dele", muito usado por “sogros” e “sogras” e bisbilhoteiros de plantão...

O "qualé a dele" desconsidera qualquer opção que não envolva um escândalo sexual ou uma tragédia mexicana para minha solteirice. 

Entre os clássicos do "qualé a dele", destacam-se:

1 - Certeza que é gay, e cansou!;

2 - Ele ainda é apaixonado pela ex, que casou, mudou de país e nem ramadã deseja!;

3 - Deve ter um pinto em L pra esquerda!;

4 – Ronca muito, come de boca aberta e bate na mulher;

5 - Trata-se de um egoísta, traumatizado, comedor inveterado e tarado sexual!

E haja teoria! 
"É fugitivo do FBI!"
"Ele é da Al-Qaeda e está aqui disfarçado! Você viu aquela barba dele? Não me engana!"

"Aposto que ele mata as mulheres e come, com cebola e shoyo!" 

Morar sozinho, ter uma casa, com a MINHA CARA, arrumada do JEITO QUE GOSTO, só faz o “qual é a dele” ficar mais intrigado. Não ter filhos e não saber se quero só aumenta essa intriga, afinal, é isso o que "TODO MUNDO FAZ, POR QUE ELE TEM DE SER DIFERENTÃO?"

Minha frase para quem pensa assim:

Um solteiro pode ser tão idiota quanto um homem casado, mas ele ouve isso MENOS VEZES.

Um dia vou pagar por isso, eu sei. Cobranças para esse tipo de comportamento sempre chegam. 

Não agora. Não já.

Tô bem assim. E um dia qualquer eu surpreendo meu amigos, só pra ver a cara dos que perguntavam em voz alta: 
qual é a dele”?



Um comentário:

Michele Pupo disse...

Celso, muita gente deve olhar para a sua vida e invejá-la, assim como você, às vezes e ocultamente, deve pensar em como seria ter uma esposa, filhos e tudo o mais.
Infelizmente (ou para nossa fortuna), é preciso fazer escolhas e escolher significa deixar algumas coisas de lado para se ter outras.
Eu sempre sonhei com uma família, uma casinha com jardim, retratos espalhados pelos cômodos. Você lutou pela sua independência, pela manutenção de suas idiossincrasias, por seu espaço. Estamos no lugar em que queríamos estar. É um bom motivo para se sentir feliz, não acha?