SOBRE O BLOG

Miscelânea intuitiva de gostos, sonhos, desejos, angústias, paixões e destemperamentos, e,porque não, de ódios, raivas e estresses... Miscelânea é assim: TEM DE TUDO!

Meu Diário de Bordo da solidão, meu painel de idéias e guia de entendimento, tudo misturado com humor, drama, terror, anti-corintianismo, sentimentos e doses homeopáticas de papo sério.

Chega junto, arruma um banquinho, senta aí e vem comigo!

Páginas

quarta-feira, 16 de junho de 2010

COPA DO MUNDO


Lá vou eu, de novo, falar de futebol...

Nunca gostei de futebol. Nunca fiz um único gol na vida e sou ruim até jogando futebol no videogame. Sou grosso com uma bola nos pés. Poderia até jogar na seleção! 

Assisto, às vezes, um ou outro jogo pela TV, apesar da Globo ultimamente só passar jogos do Corinthians e eu ser Palmeiras desde criancinha. Se o Corinthians disputa uma pelada contra o XV de Piracicaba, lá estão as câmeras da Globo filmando. Pelo menos, isso ajuda na segurança pública, pois enquanto assistem aos jogos de seu time, os corintianos não estão assaltando,"estrupando" ou matando ninguém nas ruas...

Mas não vim falar do timinho da marginal sem número... Vim falar de Copa do Mundo!

Lembro-me de assistir, embasbacado, na Copa Passada, uma propaganda da Coca-Cola onde mudaram o “Pai Nosso” por “Pés Nossos”, e fizeram uma corruptela ridícula, utilizando a oração mais popular do catolicismo em um pedido pela vitória da seleção. Nisso, enquanto é rezado o pedido, aparece Pelé, todo vestido de branco, representando algo, talvez Deus (DEUS?), enquanto o narrador recitava a “nova” oração. Lembro-me que o Ronaldinho apareceu na Itália no lugar do Cristo Redentor e quase foi excomungado. Aqui, por ser o Pelé e ser no Brasil, não ouvi ninguém dizer nada, mesmo quando brincam com o pai-nosso ou quando colocam Pelé no lugar de Deus... E aí eu me pergunto:

“O que tem a ver futebol com religião?

Claro que algum palhaço pode responder:

-Com esse timinho que vai pra Copa, só com reza braba! 

Certo, certo... O time é muito ruim, mas os outros estão piores ou iguais... A França, sem Zidane, não joga nada. A Alemanha, apesar dos quatro a zero ainda não mostrou para que veio. A Argentina... Bom... Deixemos a Argentina pra lá...

Também não ia falar de times. Hoje ia falar da vida nacional durante uma Copa do Mundo. Quero tentar entender como a esperança renasce das cinzas feito uma fênix mitológica, a cada quatro anos. Renasce, inclusive, para os mais céticos e incrédulos...

Qual a engrenagem mental que motiva uma pessoa sã a abandonar tudo, trabalho, estudo, mulher, para torcer por um time no qual ele não confia? Não devemos esquecer que até o Lula queria o Neimar e Ganso, e Neimar e Ganso não foram convocados... Até eu queria! Então, me expliquem, por favor: por que abandonar TUDO pra ver pelada? Ainda se a pelada fosse a Sabrina Sato... mas nossa seleção? Por que assistimos a algo que vai nos fazer sofrer e rezar para ter um enfarto, só para acabar com o sofrimento? Curiosidade mórbida? Para torcer contra? Para poder xingar o Dunga pelos erros, amanhã na hora do jantar?

Não entendo.

Sou brasileiro, mas não gosto muito de futebol. Gosto muito mais dos Jogos Olímpicos que da Copa do Mundo. Torço pelo Brasil, mas sou lógico, frio racional, penso com o cérebro, e sei que não somos favoritos por causa do time, e sim por causa do histórico. Será que isso conta? As façanhas de nossos jogadores no passado não modificam o presente, mas mesmo assim, milhões de otários vão parar o país para torcer para seleção, usando camisas verde-amarelas, caras pintadas que nem o Bozo, bandeiras, as malditas vuvuzelas, bebendo cerveja feitos malucos, numa terça-feira!

Vai entender o povo...

Quanto a mim, que odeio futebol e torço pra Itália, vou deixar pra parar minhas coisas mais tarde, lá pelas 3 e tanto, com o jogo já andando. Mesmo sendo lógico, frio e racional, no fundo, adoraria ver o Brasil ganhando, apesar de saber que, nesse caso, também teria de agüentar aquela propaganda imbecil do SBT, o Pelé rezando, o Galvão Bueno berrando:

-É Hexa... É Hexa... É Hexa... 

Fazer o quê? Nasci no Brasil e, de quatro em quatro anos fico meio zureta. Mas o time da Argentina...

2 comentários:

Cibele disse...

Ei! E alegria de pobre não é isto?! Futebol na TV?!
Metrô lotado, muito trânsito e nada de mau humor nas pessoas, isto é alegria de pobre!! Rsrsrs...
O que acho de verdade é que deveríamos ter esta mesma vontade para lutar por um país melhor!!

Jeany disse...

Amei o comentário da FÊNIX....MUITOOOOOOOOOOOOOOoooo bem sacado!

Você e seus textos exagerados (em alguns pontos...ou seriam MUITOS?), mas que planta uma sementinha de reflexão.

Adorei!